FILADÉLFIA, ONDE TUDO COMEÇOU.


A primeira cidade que conheci nos EUA, depois de estarmos confortavelmente instalados em Nova Iorque, foi a Filadélfia no estado da Pensilvânia,  para visitar o Museu do Sino da liberdade e incursionarmos pela cidade, de aparência limpa e um certo ar interiorano. Estar em Filadélfia te dá a sensação de estar com os pés em solo americano, pela sobriedade e um certo patriotismo figurado no rosto dos seus moradores. Filadélfia significa Amor fraterno de Irmão, é uma das cidades mais antigas norte- americanas e possui grande importância na independência dos Estados Unidos a partir de ações de Benjamin Franklin, que era morador da cidade e espalhou ideias que culminaram na revolução americana e posteriormente na independência do país. Tá explicado né?..



"A Independência dos Estados Unidos foi declarada no dia 4 de julho de 1776 e colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias (nome pelo qual a região era conhecida nesse período) e a Inglaterra. Com essa conquista, os Estados Unidos transformaram-se na primeira nação do continente americano a ter sua independência.

A nova nação que surgiu foi construída em um modelo republicano e federalista e inspirada pelos ideais iluministas que defendiam as liberdades individuais e o livre comércio, por exemplo. De toda forma, a Independência dos EUA foi encabeçada pela elite colonial, insatisfeita com a forma como a Inglaterra tratava os colonos.

A Independência dos EUA e o modelo de nação desenvolvido pelos norte-americanos no século XVIII serviram de inspiração para outras nações do continente americano. A República instaurada no Brasil, a partir de 1889, por exemplo, inspirou-se claramente no modelo norte-americano."


Existe muitos pontos de interesse turístico na Filadélfia como: O Museu de arte da Filadélfia, Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia, Museu Rodin (a maior coleção de obras de Auguste Rodin fora da França), Fundação Barnes (Barnes Foundation). Museu Municipal Atwater-Kent, A casa de Edgar Allan Poe, National Constitution Center, Independence Hall, Parque Fairmount, Penitenciária de Eastern State, Zoológico de Filadélfia, National Constitution Center, Sala de concertos da Orquestra de Filadélfia, Igreja Cristã (organizada em 1695 - construída em 1727), Lincoln Financial Field. Wells Fargo Center, Citizens Bank Park.


Como não tinhamos muito tempo, visitamos o interior do Independence Hall construído entre 1732 e 1756 como a Casa Estado da Província de Pensilvânia, considerado um belo exemplo de arquitetura georgiana. Ali foi o ponto de encontro para o Segundo Congresso Continental. Foi neste edifício que George Washington foi nomeado comandante do Exército Continental em 1775 e da Declaração de Independência em 4 de julho de 1776. Na mesma sala o desenho da bandeira americana foi acordado. Por esta razão os moradores da cidade costumam dizer com orgulho, que ali, foi onde tudo começou.


Outro monumento que vale a pena conhecer, é The Liberty Bell, o mais famoso sino do mundo, moldado em Londres pela Whitechapel Bell Foundry e enviado à Filadélfia em 1752. Antes de instalado o sino, encontrou-se nele uma fenda e o sino foi novamente fundido por dois artesãos locais. O sino tocou para reunir os cidadãos da Filadélfia, em diversas ocasiões, inclusive na primeira leitura da Declaração da Independência. Ele foi tocado pela última vez em 1846, no aniversário de George Washington. A visitação a o sino é gratuita e ainda tem uma canjinha dada pelos guardas florestais que guardeiam o local e contam toda a historia aos turistas.


Comentários

Postagens mais visitadas