ONDE O RIO DE JANEIRO COMEÇOU.

Das praias que banham a capital carioca, a Urca foi a que elegi na semana passada, quando estive no Rio, o melhor balneário para se passar um tranquilo e agradável final de semana. Não sei se o mesmo panorama se repete em outros períodos do ano como férias, mas encontrei um ambiente tranquilo, com ruas muito arborizadas e sombreadas, pouca circulação de veículos e de casas de comercio comparado ao numero de residencias, a tranquilidade de um bairro residencial, sem a muvuca de Copacabana, Ipanema ou Leblon.

A Urca, paradoxalmente um bairro novo do Rio, construído em grande parte sobre aterros, na primeira metade do século 20. Entretanto foi neste lugar que Estácio de Sá fundou a Cidade do Rio de Janeiro, anteriormente chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, posteriormente deixando marcas históricas em construções na costa marítima, como o forte São João que defendia a entrada da baia dos franceses invasores. O Forte está localizado dentro de instalações do Exército e sua visitação acontece nos fins de semana mediante agendamento prévio, o que infelizmente não foi possível visitar.



Ainda na mesma visita é possível conhecer o Forte São José localizado ao longo da costa recortada pelo mar numa protuberância do Morro Cara de Cão.
Outra opção de entretenimento muito apreciado pelos turistas é o passeio de bondinho sobre o morro da Urca e o Pão de Açúcar que arrisquei fazer, mesmo não gostando de alturas. A viagem completa fica em 53 reais para adultos e 26 para crianças de 6 a 12 anos. Menores de 6 anos não pagam.


A vista lá de cima é deslumbrante, (vale os R$ 53,00) e o fluxo de pessoas impressionante, já que cada bondinho tem a capacidade de transportar até 70 pessoas, num viagem de 3 minutos por estagio entre um morro e o outro.

O Pão de Açúcar localizado no bairro da Urca, mais precisamente na Praia Vermelha. Alguns ônibus levam até lá, o 107 (central-urca) e 511/512 (Urca-Leblon/ circular). Mais recentemente o Metrô criou uma integração que leva os passageiros da estação Botafogo, até a Urca por R$ 3,00 (metrô incluso).

Outra atividade prazerosa de fazer é uma caminhada pela Pista Claudio Coutinho. Situado também nas proximidades da Praia Vermelha, na Urca, o caminho, é um local dentro de uma reserva natural e ecológica. Um longo caminho pavimentado que contorna o Morro da Urca e o Pão de Açúcar com belas vistas das montanhas, do mar e da enseada da Praia Vermelha.


Comentários

Postagens mais visitadas