MARATÁ, POR ONDE O TREM PASSAVA.


Neste Sábado fui conhecer com colegas de viagem e alguns amigos, a cidade de Maratá, localizada a 90 quilômetros de Porto Alegre, nas proximidades de Montenegro e Brochier, cidades vizinhas.
Maratá é um termo indígena que significa lugar onde os elementos água e solo, entram em choque, num combate eterno em homenagem à natureza e não é a toa, visto a sua exuberante região de mata nativa preservada, morros e cascatas que se despejam de altos paredões de pedra.


Sua colonização iniciou-se em 1856, quando imigrantes alemães, desembarcados em São Leopoldo, se instalam nas margens do Arroio Maratá, motivados pela beleza do lugar e a possibilidade de terra fértil para implementação agrícola.  Posteriormente em 1909 foi inaugurado um terminal de estação de trem em Maratá, que circulava de Porto Alegre, Montenegro, para Caxias do Sul, desativada no final de 1970.


A vila de Maratá, depois emancipada de Montenegro em 1992, desenvolveu-se com a construção da linha férrea, que transportava produtos e passageiros de toda a região até  Estrela, no vale do Taquari. Pegar o trem na estação do Maratá, era uma opção para as pessoas de Estrela ou Teutônia, que queriam ir até Porto Alegre, por isso; entre 1950 e 1977, havia uma linha de ônibus ligando estas cidades à estação de Maratá, mais tarde com o fechamento da linha férrea, a cidade voltou a cair no anonimato.


Atualmente o município apresenta características comuns a tipica cultura alemã, do qual foi colonizada, ruas e praças muito limpas, arquitetura em estilo enxaimel e algumas poucas construções antigas ainda preservadas, já que a maioria sofreu reformas em função dos tempos modernos.


Maratá faz parte da Rota Microrregional "Caminhos das Velhas Colônias", projeto implantado pelos municípios de Brochier, Salvador do Sul, Barão e São Pedro da Serra, estimulando o turista a conhecer os atrativos de cada cidade através de roteiros culturais, históricos e gastronômicos. 
Ente os principais pontos atrativos da cidade estão:

Parque da Cachoeira Maratá:
Localizado a poucos quilômetros da sede, com acesso pela Rua Erno Pletsch, o Parque possui uma cachoeira com 15 metros de altura, com amplo espaço para Camping com churrasqueiras, banheiros, chuveiros, lancheria e uma gruta em homenagem á Nossa Senhora de Lurdes. Possui trilhas no interior da mata, onde pode-se chegar ao topo da cachoeira ou encontrar uma pequena cascata, escondida ao pé do morro.




Parque Municipal da Cascata Vitória:
Também localizada a poucos quilômetros do centro da cidade com acesso pela Rua Miguel Schneider. A queda d'água tem 30 metros de altura. No local, já funcionou uma usina hidrelétrica, mantida pelos moradores de Maratá entre 1928 e 1938.


O local conta com infraestrutura completa para os turistas com restaurante, churrasqueiras espalhadas pelo Parque, Feira de Produtos Coloniais, ponte pênsil sobre o Arroio Brochier, área de Camping, iluminação, banheiros com chuveiros quentes e trilhas até o topo da cascata.


Ainda passeando por suas ruas, é possível apreciar algumas construções antigas e charmosas, em estilo europeu, do tempo em que o trem por ali passava.

Até a próxima viagem!..

Comentários

Postagens mais visitadas