UMA CIDADE DO INTERIOR, DENTRO DA CAPITAL


Este é o cantinho de que comentei na postagem anterior e que eu queria visitar mais calmamente com amigos na Quinta-feira. Estávamos na Aberta dos Morros, na casa de outro amigo e dali foi apenas pouquíssimos quilômetros de carro.
O Bairro Belém Velho é um dos mais antigos núcleos habitacionais de Porto Alegre, com aparência de cidadezinha do interior, dentro da capital.
Está localizado na zona sul da cidade e segundo informações do site da prefeitura o http://www2.portoalegre.rs.gov.br, inacreditavelmente em 1926,  já circulou um trem que vinha do Mercado Publico até o bairro Tristeza e prolongado até o bairro Vila Nova, utilizado no transporte de mercadorias produzidas naquele recanto rural; Porém de curta duração,  por ter sido considerado economicamente inviável, sendo desativado em 1932. 


O núcleo central do bairro, conta com uma praça principal onde estão localizados também uma igreja datada de 1830, um pequeno cemitério, alem do antigo casario em frente à praça, a fazenda que pertenceu a Flores da Cunha.


Belém Velho é bucólico, com jeito interiorano, onde podemos observar seus moradores sentados na praça, a sombra de frondosas arvores, crianças brincando, jovens namorando. Trafegar de carro por suas avenidas adjacentes dá a sensação de que estamos passeando pela serra gaucha e que a qualquer momento avistaremos parreirais e até avistamos. 
A praça, assim como a antiga capela, foram tombadas em 1992 pela Secretaria Municipal da Cultura como patrimônio cultural. Estão localizados também neste bairro, o Hospital Parque Belém, (antigo hospital sanatório especializado em tisiologia lançado sua pedra fundamental em 1934), o Amparo Santa Cruz atualmente em estagio de ampliação e o Santuário Madre de Deus no topo do morro da Pedra Redonda, na rua Santuário.


Belém Velho faz parte dos Caminhos Rurais, rota turística recentemente criada pela Secretaria de Turismo de Porto Alegre.
Se chega em Belém Velho, vindo do centro da cidade pela Av. Oscar Pereira, seguindo pela Estrada Costa Gama, entrando em seguida na Estrada Belém Velho à direita.

Comentários

Postagens mais visitadas