SUR O REDUTO DO CANDAMBE

É no bairro Sur em Montevidéu, que se encontram os remanescentes afro descendentes do Uruguai. O bairro fica entre, Palermo e a Ciudad Vieja, dois outros bairros, nas proximidades da avenida 18 de Julio, centro financeiro da capital, limitando-se também ao sul com o Rio da Prata. 
Conta a história, que o bairro se iniciou por volta de 1835, com a fundação de um cemitério construído distante da cidade para evitar o risco de epidemias, com o fim da escravidão no Uruguai tornou-se mais tarde habitado por afro-uruguaios, frutos de miscigenações, que passaram a se concentrarem nas imediações e a reviver a cultura de seus antepassados. Foi nestes rituais que surgiu o candombe, cujo sentido é mais culturalmente de entretenimento do que religioso e posteriormente o tango.


O bairro Sur é composto de casas simples e alguns sobrados que no passado foram suntuosos e hoje apresentam alguma decadência em função da deficiente manutenção e incentivo governamental adequado na preservação desses prédios. Alguns são muito coloridos e grafitados, tornando-se singulares e alegres, no contexto arquitetônico mais austero que compõe Montevidéu. O Sur, tem nas sua características, aspectos que me fazem lembrar de Cuba, tanto na arquitetura desses prédios com fachadas e sacadas trabalhadas, quanto na batida de tambores e nos movimentos e jingas do candombe que lembram a salsa cubana. Os negros trazidos da África através das politicas escravagistas do passado, trouxeram uma bagagem cultural muito forte que com o tempo foi se adequando as realidades culturais ja existentes em cada pais a que serviram, como no Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai, e compondo algumas particularidades que se diferenciaram. O candombe tem maior difusão no período do carnaval uruguaio, considerado o mais longo do mundo; São 40 dias de festa com a participação de toda a comunidade, de Janeiro à Março. A comunidade de negros afro descendentes no Uruguai é visivelmente maior do que em Buenos Aires, já que na Argentina os negros foram dizimados em guerras como a da Independência, da Tríplice Aliança e a do Paraguai, além das varias epidemias que ocorreram no país.

Comentários

Postagens mais visitadas