Impermanência

A gente sente, percebe, mas as vezes é necessário que a informação chegue por outros meios, pra que se assimile de verdade alguns conceitos. Eu estava assistindo o filme O pequeno Buda, neste final de semana, que mostrou uma cena em que crianças estavam em volta de um Lama recebendo aprendizado, e então uma das crianças perguntou-lhe o significado da impermanência. O Lama então apontou para um grande grupo de pessoas realizando seus afazeres e disse com serenidade: _Esta vendo essas pessoas, diante de nós?.. A o cabo de cem anos, elas não estarão mais aqui diante dos nossos olhos, não existirão mais por que estarão mortas, isto é a impermanência, o sentido básico da vida! 
A impermanência faz parte do ensinamento básico do budismo que é a mudança. Para cada existência, a verdade básica é que tudo muda. Ninguém pode negar essa verdade e todo o ensinamento do budismo está condensado nela. Eu fiquei pensando sobre outras impermanências que nos são impostas pela vida e no quanto relutamos em aceitar-las. Eu sempre fui pouco atento a essas verdades, mas atualmente tenho a sensação de estar vivendo um período lento e dolorido de reeducação.

Comentários

Postagens mais visitadas