LARGO DA ORDEM EM CURITIBA.





Falar no Centro Histórico de Curitiba, significa falar no Largo da Ordem, apelido dado pelos curitibanos a o Largo Coronel Enéas, localizado no bairro São Francisco, onde aos Domingos, acontece a conhecida feira de artesanato, com exposição de objetos para decoração, uma variedade de lanches, sucos, bebidas, comidas, roupas, peças de antiguidade, tudo o que se possa imaginar.



É neste local que se concentram importantes construções datadas do seculo passado, como a Igreja da Ordem, a Igreja do Rosário, a Casa Romário Martins, as Ruínas de São Francisco, o bebedouro do Largo da Ordem, a Fonte da Memória, assim como, importantes centros culturais e religiosos como o Museu Paranaense, a antiga Igreja Presbiteriana, a Sociedade Garibaldi, o Museu de Arte Sacra, e o Relógio das Flores.



Bebedouro do Largo da Ordem: Os tropeiros e fazendeiros da região de Curitiba costumavam dar de beber a seus cavalos e mulas no bebedouro, ainda hoje existente, no centro do Largo da Ordem. O bebedouro data de meados do século XVIII. É construído em pedra, com uma bacia de ferro no centro.




Sociedade Garibaldi; Foi fundada em 1º de julho de 1883 com o objetivo de proporcionar aos italianos radicados em Curitiba, uma maior integração, proteção e auxílio em horas difíceis. Em 1895, o terreno foi doado pelo Governo do Estado e o cônsul da Itália concedeu um empréstimo à comunidade Italiana, que lançou a pedra fundamental do atual prédio.




Ruínas de São Francisco de Paula: As Ruínas da igreja São Francisco localizada na Praça João Cândido, foi o que restou de uma construção inacabada que viria a ser a Igreja de São Francisco de Paula. Em 1811, a capela-mor e a sacristia ficaram prontas, contudo, em 1860, as pedras que finalizariam as obras da igreja, teriam sido usadas para erguer a torre da antiga Matriz. Existem relatos, não confirmados, de que foram construídos túneis ligando as ruínas a outros pontos da cidade.






Casa Romário Martins: Construída no século XVIII, em estilo colonial português, a Casa Romário Martins é considerada a casa mais antiga de Curitiba. Já serviu de residência, açougue e armazém de secos & molhados. Restaurada em 1973, recebeu o nome do cronista e historiador Alfredo Romário Martins (1874-1948). Hoje, a Casa é um centro de informações turísticas e referência histórica de Curitiba.





É também no Largo da Ordem, que podemos encontrar uma série de bares e restaurantes para s curtir a noite como o histórico Bar do Alemão, que postei Aqui no blog, especializado na culinária alemã. O Restaurante Sal Grosso; com mesinhas na calçada, muito disputado aos fins de semana e cujo o destaque é a alcatra na tabua, servida com arroz, salada de alface, tomate e maionese.

Tuba´s; Reúne em geral os apreciadores de rock´n´roll que frequentam o Largo da Ordem (e que muitas vezes dão uma passada por lá antes de seguir para o Hangar). Com música ambiente e exibição de DVDs de shows de rock, o bar conquistou seus clientes pelo estilo musical e também pela cerveja gelada e porções de petiscos. 

O Fire Fox: Conta com salão, mezanino e mesas que ficam na área externa, na calçada. Nas TVs, há exibição de DVDs de shows de pop e rock, e também de jogos de futebol. O cardápio conta com petiscos, lanches e pratos especiais, além de comidas exóticas como carne de avestruz e jacaré. 

O The Farm: Apresenta música ao vivo em estilos variados, e traz uma decoração rústica, com tema de fazenda. A ideia inicial era abrir uma pizzaria no local, mas vendo que o ponto ficava numa área mais boêmia, foi decidido que seria um bar. De qualquer forma, a pizza seguiu no cardápio, que conta também com porções e pratos, como o filé a parmigiana e o estrogonofe de filé minhon.

Comentários

Postagens mais visitadas