VISITA TÉCNICA DE HISTORIA DA ARTE- CURSO TÉC. GUIA DE TURISMO

Foto dos colegas de curso sobre
o viaduto Otávio Rocha-PoA

Aconteceu neste Sábado pela manhã, a segunda atividade técnica (V.T.) com os alunos do curso de Guia de Turismo do Colégio Rui Barbosa, do qual faço parte, para uma aula prática da cadeira de Historia da Arte, num reconhecimento visual e comentado da rica arquitetura que compõe os prédios da cidade de Porto Alegre.


Igreja N.Sra. da Conceição
em estilo Barroco-PoA

Desta vez a visita tinha como objetivo principal, além da identificação dos prédios históricos, fazer comparativos entre os vários estilos arquitetônicos e suas influencias marcadas por detalhes em estilos gregos, romanos, góticos, renascentistas, barrocos e neoclássicos discutidos em aula. Foram vários traços utilizados nas faxadas e reconhecidos por nós alunos, como modelos de portas e janelas, frontões, pilares e outros detalhes que serviram de analise na identificação dos estilos arquitetônicos e outras influencias.

Altar da igreja visto sobre
as galerias superiores

Resolvi fazer um breve comentário dos lugares que conhecemos e que eu particularmente achei mais interessante, aproveitando também para registrar este momento de aprendizado dos diferentes modelos arquitetônicos que emolduram os padrões culturais da nossa cidade.
O ponto de encontro foi às 09:00 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Avenida Independência ao lado do Museu de Historia da Medicina do RGS e do Hospital Beneficência Portuguesa.
Igreja Nossa Senhora da Conceição:
A igreja em estilo Barroco, foi restaurada e tombada como Patrimônio Histórico em 2007 e considerada uma das igrejas mais antigas da cidade é datada de 1880 quando as obras foram finalmente concluídas.


No subsolo onde atualmente localiza-se seu salão de festas, as paredes rusticas de pedra ainda preservadas, mostram o tipo de construção e os componentes utilizados neste período, dando a sensação de um retorno prazeroso ao século passado.

Subsolo do Igreja N.Sra da Conceição em PoA.

Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia:
Seguindo pela Avenida Independência na direção do centro da cidade, nossa próxima parada foi na frente do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, onde sua arquitetura neoclássica apresenta variados detalhes de influencia barroca e gótica na sua composição eclética. Isto ocorreu por causa das inúmeras restaurações que passou a Santa Casa, em diversos períodos de tempo, influenciada por alguns padrões culturais que oscilavam.

Faxada de um dos prédios do
complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia em PoA.

Confeitaria Rocco:
Não poderia faltar nesta empreitada de descobertas da famosa Confeitaria Rocco, localizado na esquina das ruas Riachuelo e Dr. Flores, junto à praça Conde de Porto Alegre, antiga Praça do Portão. Este esplendido prédio que além de confeitaria, fabrica de doces e salão de festas,  serviu para abrigar grandes eventos da alta sociedade Porto-alegrense.

Confeitaria Rocco- PoA

O prédio com construção datada de  1912 com faxada de porte imponente, salientam-se enormes atlantes, com duas feições: três deles são jovens, representando a América e a Fartura, e três outros são velhos, simbolizando a Europa e a Abundância. Todos com uma das mãos segurando uma sacada acima, e com a outra, um cesto com frutos da terra.


Faxada da Confeitaria Rocco em PoA


Chama também a atenção de quem passa, o requintado trabalho em ferro das sacadas, as belas e diferentes colunas estruturais, pilastras e capitéis conferindo grande suntuosidade ao prédio.
Catedral Metropolitana:
Em seguida nos dirigimos para a Catedral Metropolitana com seu estilo Renascentista, caracterizado por um interior menos rebuscado que a maioria das igrejas, mais com grande elegância e destacando-se  principalmente pela utilização materiais nobres em sua concepção, como pilares internos de mármore rosa polidos, granito e mosaicos de cristais de murano na fachada externa, trazidos do Vaticano.

Mosaico de Murano na faxada da
Catedral Metropolitana de PoA

O que mais me impressionou foi a cúpula simetricamente destacada sobre a nave principal da igreja dando a impressão de se tratar de algo futurístico como uma nave espacial. Tudo é detalhadamente muito elegante e com a simetria de uma obra de arte favorecendo o equilíbrio de tons, luzes e sombra.

Cupula  central no interior
da Catedral Metropolitana de PoA.

Destaco também O altar-mor com uma bela estátua barroca da Virgem com o Menino Jesus aos braços e uma pintura mural de Aldo Locatelli.


Palácio Piratini e Teatro São Pedro: 
Depois uma breve descrição do Palácio Piratini em estilo neoclássico francês e do Teatro São Pedro, finalizamos nossa atividade técnica com uma visita ao Santander Cultural, uma das obras primas da arquitetura neoclássica francesa em Porto Alegre.

Santander Cultural

Santander Cultural:
O ganho desta vez, foi visitar o átrio do Santander cultural, localizado no ultimo andar do prédio que é todo construido com um tipo de lajota de vidro cuja a resistência é capaz de suportar até 400 quilos e a mesmo tempo, completamente transparente de baixo dos pés. Sobre este piso de vidro encontra-se os vitros franceses coloridos que enfeitam a ala principal.

Átrio do Santander Cultural

O átrio ainda conta com uma longa claraboia transparente no teto, que permite a entrada de luz natural tanto para o próprio espaço que serve de palco para eventos culturais, como para iluminar os vitros exibidos no teto do salão principal do Santander.


Ainda cruzamos por outros prédios antigos no centro histórico da cidade, não tão ilustres, mas que por sua beleza e antiguidade mereceram a nossa atenção.



A cidade de Porto Alegre é um sitio de riquezas históricas demonstrados na arquitetura de seus antigos prédios espalhados pelo centro da cidade e atual centro histórico, ainda pouco reconhecido e divulgado pelas autoridades competentes.


Muitos destes prédios estão abandonados e em péssima condições estruturais e com risco de desabarem, sem que se tenha a minima informação do que foram e sua importância no passado da cidade. 



Grandes descobertas podem ser feitas, numa atividade como a que fizemos neste final de semana à pé, onde fomos surpreendidos com tamanha riqueza para ser visualizada e histórias para ser contada de um passado que faz parte da  nosso história.


Comentários

Postagens mais visitadas