GUAYABERA


Eu não gostei das guayaberas que experimentei nas lojas que visitei em Cuba, acho que foi o excesso de bolsos ou o tipo de tecido mesmo. Deve ter sido isto. Não me chamaram a atenção. Guayabera é uma camiseta larga e fresca, com quatro grandes bolsos e pregas na frente. Ela costuma ser feita de algodão ou linho e usada para fora da calça.


Além de ser uma roupa usada por quase todo mundo em Cuba, a guayabera ainda tem um valor histórico: ela era símbolo de resistência dos cubanos que combatiam os espanhóis pela independência do país. Existem diversas histórias sobre a origem das guayaberas. A história mais popular conta que a primeira guayabera foi feita por uma costureira espanhola para um rico fazendeiro cubano, que vivia na região do rio Yayabo, há mais de 200 anos. 


Os outros fazendeiros gostaram da ideia de uma camisa com quatro bolsos porque assim era possível carregar mais guayabas (goiabas), que eram plantadas em abundância na região, e passaram a copiar o estilo. A origem do nome guayabera pode ter vindo de sua ligação com as goiabas ou da expressão ‘yayabera’, usada para distinguir aqueles que viviam na região de Yayabo. O Caribe e o México também disputam a origem da camisa.

Comentários

Postagens mais visitadas