Flor do Deserto

Liya Kebede à esquerda e Waris Dirie à direita da foto.

Não quero falar tecnicamente sobre o filme "Flor do Deserto" que assisti semana passada, por que esta não é minha praia, mas posso dizer que é uma emocionante autobiografia da modelo Waris Dirie, que se tornou uma das modelos mais conhecidas do mundo fashion e após embaixadora da ONU no combate à mutilação genital feminina ao declarar para a revista americana Marie Claire, que foi mutilada aos três anos de idade por sua mãe, depois vendida para um casamento arranjado e muitos outros sofrimentos a que é possível na vida de um ser humano como resultado de uma infancia de extrema pobreza, fome e analfabetismo. É quase impossível não ficar chocado com a cena de mutilação ea reação da jornalista da revista ao ouvir a historia contada por Waris, mostrada no filme.
A Mutilação Genital Feminina é um costume cultural realizado em vários países da África e da Ásia, que causa danos físicos e psicológicos irreversíveis e ainda é responsável por inúmeras mortes de meninas nesta idade. A pratica é extremamente selvagem e dolorosa e pode envolver a remoção do clitóris e até mesmo dos lábios vaginais com instrumentos de corte inapropriados como (faca, caco de vidro ou navalha) não esterilizados e raramente com anestesia. Há uma outra forma de mutilação genital, que consiste na costura dos lábios vaginais ou do clitóris muitas vezes transfixados por espinhos como mostra no filme. 
Esta selvageria é enquadrado como uma forma de "abuso grave de criança e de lesão corporal qualificada". Vários organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), têm envidado esforços para desencorajar a prática da mutilação genital feminina. A Convenção sobre os Direitos da Criança, assinada em 1990, considera-a um ato de tortura e abuso sexual, violando o direito de toda jovem de desenvolver-se psicossexualmente de um modo saudável e normal. No filme Waris Dirie é interpretada pela atriz e também modelo africana Liya Kebede de muita beleza e semelhança física, que por sua vez lembra também incrivelmente a atriz brasileira Isabel Filardis.

Comentários

Postagens mais visitadas