CABO POLÔNIO A PRAIA INÓSPITA NO URUGUAI.


Cabo Polônio é um lugar solitário e de rara beleza, talvez o mais inóspito naquelas regiões litorâneas  do Uruguai, por estar localizado a 15 metros acima do nível do mar, numa área coberta de cômoros de areia intrafegáveis em veículos de tração simples. 
Está à cerca de 300 quilômetros da capital Montevidéu e a 600 de Porto Alegre. Trata-se na verdade de um pequeno vilarejo nascido ao redor de um farol, cujo os poucos moradores sobrevivem da pesca, do artesanato e do turismo. 
Cabo Polônio, ganhou fama de ser um refugio hippie dado a sua característica de lugar de difícil acesso e de não possuir as facilidades que outros lugares proporcionam. Para se chegar até lá, somente em veículos 4X4, à pé ou à cavalo.



O lugar parece ter parado no tempo, não tem luz elétrica, nem água encanada, virou uma reserva ambiental onde é proibido construir e também acampar. As poucas casas que existem, só podem ser reformadas com autorização dos militares que cuidam e administram o lugar. Os cabos de energia por geradores, são somente para as casas dos militares e o farol de 26 metros, construído em 1881 e que deu início a cidade e hoje é considerado um monumento histórico no Uruguai. Todas as outras construções usam querosene, vela, painel solar ou moinho de vento, para a iluminação e energia.



A atividade comercial fica concentrado na unica rua existente e no período de maior movimentação turística funcionam alguns bares e lancherias. 
Próximo a sua costa, localizam-se três pequenas ilhas que servem de morada para uma das maiores concentrações de lobos marinhos do mundo: La Rosa, La Encantada e El Islote e que foram responsáveis por diversos naufrágios ocorridos no passado.




Origem do nome: 
O nome Cabo Polônio vem de um galeão espanhol que naufragou na região em 1735, no entanto; outras informações costumam dizer que outro naufrágio ocorreu em Janeiro de 1753, quando um barco chamado de Nossa Senhora do Rosário naufragou, por que seu capitão que gostava de vinhos se excedeu dentro de sua cabine, provocando o acidente. O nome do Capitão era Joseph Polloni.
Cabo Polônio possui uma paisagem singular, com enormes dunas ao redor da cidade. Sua população fixa é pequena e formada principalmente por pescadores, artesãos e funcionários do farol. Nos períodos de férias, os argentinos são os principais turistas da cidade, embora o turismo interno e de outros países também é significativo na economia do lugar.




Como chegar em Cabo Polônio: 
Quem vem do Brasil para o Uruguai através da (cidade de Chui), Cabo Polônio fica aproximadamente 100 quilômetros pela na Rota 9 em direção à Montevidéu, em seguida deve-se entrar à esquerda na Rota 16, ate o cruzamento com Águas Dulces e seguir pela Rota 10, até o quilometro 264, no estacionamento dos carros 4X4 da empresa El Francês, que transportam os visitantes até Cabo Polônio em 20 minutos. Os carros saem a cada 1 hora e prestam este serviço até às 20 horas cobrando ingressos de 150,00 pesos ida e volta.




De Cruces Terminal Tres horários e freqüências de Chuy para Valizas, a viagem leva cerca de uma hora e meia.


O que fazer em Cabo Polônio:
Além de aproveitar a praia, outra pedida é subir no farol e curtir a vista lá de cima. Também existem TRILHAS oferecido por alguns moradores cujos os circuitos podem ter a duração de 90 minutos até 6 horas. As caminhadas pelas dunas, que chegam a 70 metros de altura, podem ser feitas sem guia entrando na cidade de Valizas e caminhar 2 km em direção à Cabo Polonio. 
O circuito mais curto, para ver lobos marinhos, pode ser feito seguindo as placas próximas ao farol.

Comentários

Postagens mais visitadas