ZÉ DA FOLHA.


José Costa ou Zé da Folha é um conhecido artista de rua de Porto Alegre que usava como instrumentos musicais um violão, um pandeiro que tocava com o pé e uma folha de João Bolão que soprava afinado entre os lábios em suas apresentações modestas, por onde circulavam as pessoas no centro da capital, em particular a Rua da Praia e o Bric da Redenção aos Domingos. 
Zé da Folha se tornou tão conhecido dos porto alegrenses que foi convidado a participar do programa MTV e de algumas aberturas do Show Tangos e Tragédias no teatro São Pedro.
Muito simpático, atencioso e de poucas palavras, disse certa vez que já trabalhou de ajudante de pedreiro, engraxate e vendedor de jornais, mas que o seu destino era mesmo o de tocar violão e folha que aprendeu sozinho desde os 10 anos de idade quando saiu de São Valentim no Alto Uruguai para vir a Porto Alegre ganhar a vida. Parece que Zé da Folha, nunca casou ou teve filhos, vivia sozinho  dedicando-se integramente a musica, que escutava num radio de pilhas e depois reproduzia em seus instrumentos.
Faz muito tempo que não vejo Zé da Folha pelas ruas da cidade. Será que ele deixou de circular tocando suas musicas, ou fui eu que deixei de ir para aquelas bandas de lá?

Comentários

Postagens mais visitadas