UM CAFÉ DENTRO DE UM COFRE.




O mundo é cheio de "segredinhos" espalhados pelos cantos da cidade que a gente desconhece por falta de oportunidade ou desatenção e então ficamos boquiaberto quando nos é apresentado um convite para conhecermos algo, que nem fazíamos ideia de sua existência, mas que esteve sempre ali, diante do nosso nariz, imperceptível. 
Foi o que aconteceu neste final de semana (no domingo), quando passeava com amigos no centro histórico da cidade e o Ton nos convidou para tomar um café no "Café do Cofre"- no Santander Cultural, localizado na conhecidíssima Praça da Alfandega. Claro que eu já conhecia o antigo prédio que o hoje abriga o Santander, mas...
_Café do Cofre, que negócio é este?..
_Sim, o Café é dentro de um cofre. Tu nunca fostes lá?.. _me perguntou surpreso.


Bom eu não preciso nem falar que o prédio em si é de um luxo só, concebido em 1931, em estilo neoclássico, com escadas magnificas de mármore rosa e capiteis estilosos para abrigar o Banco do Comércio. 
Em seu interior existe um grande salão central iluminado por uma claraboia, com magníficos vitrais de origem francesa, assim como os imponentes portões de ferro e bronze, vidros e cristais importados da Bélgica cercado por imponentes colunas e belos balaustres, além de outros elementos decorativos de chamar a atenção dos visitantes e elogiadíssimo por frequentadores e conhecedores de espaços como este. Arrisco a dizer que o Santander é uma dos locais culturais mais chiques de Porto Alegre.


O prédio é constituído de 3 pavimentos. No Subsolo, abriga cinema, café e restaurante. Térreo, mostra de artes visuais. Galeria Superior, exposição de artes visuais, atividades diversas, Átrio (saguão).
O Café do Cofre, que era pra mim o "segredinho" do qual me referia, fica no subsolo do prédio, que já abrigou o cofre de uma antiga agência bancária (O Banco Nacional do Comércio). Ali, turmas de amigos e também frequentadores do centro cultural, costumam apreciar um delicioso café expresso ou um lanche rápido. 


A carta de cafés oferece também combinações mais elaboradas, como do irish coffee, com uma dose da bebida mais uísque, chantili, raspas de chocolate e canela; A mistura de café com vinho do Porto, é a sugestão oferecida para os dias mais frios aqui em Porto Alegre.Mas a surpresa maior de tudo isto foi realmente me deparar com a ideia criativa de construir um Café dentro de um cofre, não é mesmo?

Comentários

Postagens mais visitadas