OS ANTIGOS BONDES DA PRAÇA XV, EM PORTO ALEGRE.



Na Quinta-feira 08/12, em visita com amigos pelo Centro Histórico de Porto Alegre, não deixei de dar uma passada no antigo "Abrigo dos Bondes", na Rua José Montauri, nas proximidades do Chalé da Praça XV, onde a rua estreitava fazendo uma curva em direção ao Mercado Publico. A rua não existe mais, foi transformada num calçadão para trafego somente de pessoas. Era ali um dos lugares por onde chegavam e saiam os bondes em direção à Borges de Medeiros, se não falha a memória... 
Neste abrigo que ainda existe, porém todo remodelado, que acompanhava a sinuosidade da rua com calçamentos de pedras, haviam lanchonetes muito feias que vendiam sucos, caldos de cana, cachorro quente prensado e ouros lanches rápidos, considerados os mais perigosos da cidade pela falta de condições de higiene do lugar, porém sem sombra de dúvidas, os mais gostosos da cidade. Claro que eu peguei o finalzinho de vida, das linhas de bondes existentes em Porto Alegre, que deixaram de circular em 1970, quando eu tinha apenas 12 anos de idade, mas que ainda mantenho vivo na memória aquela sua cor amarelo queimado ou caramelo, o ruído das rodas sobre os trilhos de aço ao pararem nas estações e depois voltarem a andar num movimento que fazia os passageiros sacudirem seus corpos de um lado para o outro, sobre os bancos de madeira perfeitamente pintados de verniz marítimo, fazendo os passageiros se segurarem para não resvalar e cair.


BONDE TURÍSTICO:
Há semanas atrás, eu ainda perguntei numa reunião informal entre amigos, se existia alguma razão para a Prefeitura não colocar alguns desses bondes em circulação, como linhas de turismo e alguém me respondeu que eles haviam sido destruídos depois de virarem sucatas e sobrado apenas três, (de modelo americano), espalhados em alguns museus da cidade e que também era um projeto inviável economicamente. 
Foi com grande surpresa e esperança que hoje ao abrir o site da Prefeitura de PoA, me deparei com um projeto de criação do "Bonde Histórico" cujo o itinerário, ainda em projeto, iniciaria no Largo Glênio Peres, seguindo pela rua Sete de Setembro, rua General Portinho, Andradas e Salustiano até o terminal junto à Praça Júlio Mesquita, próximo ao Gasômetro. O itinerário terá retorno pela rua Salustiano até a rua dos Andradas, passando pela Vigário José Inácio, Otávio Rocha e ingressando na Praça XV, junto ao antigo abrigo dos bondes. 



O trajeto do Bonde Histórico, passará pelo chamado “Corredor Cultural” de Porto Alegre, incluindo eixos das ruas dos Andradas e Sete de Setembro e adjacências, onde estão localizados vários prédios e monumentos de grande valor cultural e turístico como: Mercado Público, Chalé da Praça XV, Paço Municipal, Fonte Talavera - o marco Zero da cidade), Santander Cultural, Praça da Alfândega, Igreja Episcopal do Brasil, Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura Mário Quintana, Museu Militar, Museu da Brigada, Museu da Marinha, Cine Imperial, Igreja Nossa Senhora Das dores, Usina do Gasômetro, Museu da Eletricidade, Museu da Com. Social J.H. da Costa, Galeria Chaves, Clube do Comércio. 
Envolvidos neste trabalho estão varias secretarias que aguardam verbas do Ministério de Turismo, para darem prosseguimento ao projeto estimado em mais ou menos R$ 17.600.000,00.
Fiquei também muito feliz, pela possibilidade de um sonho, (ver os antigos bondes circularem pela cidade), se tornar enfim uma realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas