A CRUZ DAS ALMAS EM VIAMÃO.


Sempre que passo de carro na parada 53 de Viamão, uma cruz localizada à direita no sentido Viamão para Porto Alegre me chama a atenção. Trata-se da +cruz das Almas+, um monumento em homenagem aos que deram sua vida pela causa Farroupilha em Viamão.
Para os atuais viamonenses, trata-se também de um marco, onde eles se reúnem ali, no dia 13 de Setembro, para prestarem homenagem aos amigos que foram participantes ativos das tradições gauchescas e que morreram no ano vigente.


Percebi também, que poucos são os moradores que sabem da existência deste monumento, talvez pela pouca divulgação. História é coisa que deve ser contada, mostrada, preservada e divulgada, para que não caia no esquecimento dos que ficam!

Comentários

  1. Nossa grande revolução Farroupilha, e suas façanhas. Neste local tombou o Grande Jornalista italiano Luiggi Rosetti. O nosso chefe do jornal O Povo. de nossa República Rio-Grandense. E os ideais da liberdade permanecem no coração dos Gaúchos até os dias de hoje. Sonhando com o nosso Pais.
    VIVA O RIO GRANDE! VIVA A LIBERDADE!

    ResponderExcluir
  2. Grande Luis,
    Estou fazendo pesquisas para um trabalho de formatura de Guia, fique muito feliz de te encontrar falando de viamão também meu amigo, concordo que deve haver divulgação, inclusive de outros ponto da nossa cidade e incentivo para o turismo de conecimento historico-cultural nesta cidade que tanto contribuiu para o crescimento do estado.
    Um grande abraço.
    Renato Marques (M&W)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas