RECEITA CRIATIVA


Xibé nos levava até a casa de dona Joralda para comprar licor de Tamarindo, quando lhe perguntei o significado de seu nome. A gente tem a mania de querer dar significado a tudo nesta vida.
_Xibé é uma mistura de água com farinha de mandioca, que pode ser comido puro ou com peixes, (frito, cozido ou assado..), mas o apelido mesmo pegou, por que eu comia demais! _ respondeu com uma larga e sonora gargalhada.
Pensei em silencio, que minha mãe costumava misturar farinha de mandioca no café preto, por que meus avós muito pobres, não tinham dinheiro para o pão. Eu era criança e achava terrível vê-la fazer aquela gororoba pra comer na minha frente. Ela gostava tanto daquilo, que comeu durante anos, depois de se tornar adulta. 
Será que a vida de Xibé era tão difícil quanto a de minha mãe?  Me perguntei .
Uma vez assisti uma entrevista com o presidente Lula, onde ele dizia para um jornalista, que só conheceu pão, com sete anos de idade, antes só tomava café engrossado com farinha de mandioca. 
Certas receitas não possuem uma nacionalidade regional, não é mesmo? Parecem-me universais porque são inventadas pela criatividade da necessidade humana em geral, tornando-se  sem dúvidas, algo global.

Comentários

Postagens mais visitadas