A Romaria dos Motoqueiros

Ontem de manhã, ouvia-se desde cedo o ronco de motocicletas circulando pelas avenidas de Porto Alegre. Eram tantas deslocando-se em grupos por entre os carros, que num dado momento eu cheguei a comentar com colegas na troca de plantão, que os motoqueiros estavam invadindo o mundo, perecendo uma praga bíblica de gafanhotos ruidosos. Riram do meu comentário humorado, dizendo que eu estava surtando,  que trabalhamos no SAMU e o maior indice de acidentes de transito que atendemos são com motociclistas envolvidos. 
Eu havia esquecido da Romaria dos motoqueiros em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, que acontece todos os anos no dia 12 de Outubro, levando fiéis à pé e de duas rodas a arquidiocese de Porto Alegre para receberem a benção e depois seguirem procissão até o Centro Cultural Porto Seco. A romaria foi criada e incentivada pelo padre holandês João Peters, que exercia atividades sacerdotais na Igreja Nossa Senhora das Dores e na Brigada Militar, cuja corporação chamava carinhosamente de "briosa" e que faleceu aos 73 anos de idade por complicações cardíacas e respiratórias.
Ontem foi cerca de 40.000 fiéis presentes, sendo 25.000 motociclistas, conforme divulgou o RBS Noticias. Ora num transito caótico, ocasionado principalmente pelo excesso de automóveis que circulam pelas ruas da cidade e concorrem a vagas cada vez mais escassas de estacionamento e avaliando o baixo custo e benefícios de se adquirir uma moto é fácil crer que elas em algum momento dominarão o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas