Onde nasce o Diluvio?




Mas afinal, onde nasce o arroio Diluvio?
O Dilúvio é o maior riacho que corta a cidade de Porto Alegre, em consequência a este fato, acaba cruzando por grande parte dos trechos urbanos da cidade que em décadas passadas, inundava com grande frequência alguns bairros localizados a sua margem como o Menino Deus, Azenha, Santana e a Cidade Baixa. 
O Arroio Dilúvio nasce na Lomba do Pinheiro, Zona Leste da Cidade, na Represa da Lomba do Sabão localizada no Parque Saint-Hilaire em Viamão. Recebe vários afluentes como os arroios dos Marianos, Moinho, São Vicente e Cascatinha e deságua no limite entre os parques Marinha do Brasil e Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).


Arroio Moinho/ Vila João Pessoa 

Seu nome de origem era Arroio Sabão por nascer na represa de mesmo nome, mas as frequentes chuvaradas com consequentes inundações, acabaram lhe conferindo um segundo nome, Diluvio.
Antigamente, o riacho dasaguava na Ponta da Cadeia, (que hoje não existe mais), ao lado da Usina do Gasômetro, e antes de chegar ali passava embaixo da Ponte de Pedra, que existe ainda hoje, perto do atual Largo dos Açorianos.


A microbacia do Dilúvio tem cerca de 80 quilômetros quadrados, dos quais 19% estão localizados no Município de Viamão. 
Este importante córrego da cidade recebe anualmente 50 mil metros cúbicos de terra e lixo em suas águas. Isso equivale a dez mil caminhões-caçamba cheios. O Riacho carrega ainda o esgoto cloacal de três bairros para o Guaíba. Por isso, o Arroio Dilúvio e seus afluentes necessitam de limpeza e dragagem periódicas.

Comentários

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas