PONTAL DAS DESERTAS.



Mas isto realmente existe aqui, um braço de areia com pouca vegetação que avança laguna a dentro?
O Pontal da Desertas é um longo braço de areia existente entre a Lagoa Negra e a região norte da Lagoa dos Patos em Itapuã. É uma estreita  e longa faixa de areia de 16Km em continuação à Praia de Fora (a maior em extensão), que antes era possível visitar, mas hoje está proibido desde a implantação do Parque Nacional em 1973 e reaberto à visitação em 2002 com algumas limitações geográficas. 


Infelizmente o Pontal da Desertas está fora da lista de visitações, uma vez que é permitido conhecer somente parte da Praia de Fora, cujo o acesso é feito por uma estrada asfaltada, desde a entrada principal do parque.


O Pontal das Desertas, além de seu nome atraentemente suigeneris, não deixa de ser um lugar surpreendente, de aspecto inóspito e beleza peculiar, por ser um grande espaço de areia com pouquíssima vegetação, lembrando um deserto e que vai se afunilando para o infinito, até acabar num único ponto: Uma infinidade de água.
Para quem já esteve lá como eu, pode guardar sua bela imagem na lembrança; para quem nunca esteve, resta a esperança de que um dia as autoridades ambientalistas, voltem a liberarem para a visitação, num dos lugares mais bonitos e diferentes que um dia o homem teve livre acesso e hoje está impossibilitado de conhecer.

Algumas regras e proibições foram implantadas no parque com o objetivo de proteger a fauna e flora de toda esta região, que por muitos anos foi desrespeitada e depredada pela invasão e falta de conscientização do homem com relação a preservação ambiental. Talvez a proibição de visitas a este lugar tenha além do objetivo de proteção, a criação e promoção de um tempo necessário para que o ambiente seja recuperado por seus próprios meios, como Deus o criou.


Na década de 80, quando o acesso era livre e grupos jovens e de aventureiros acampavam neste lugar, já existia vestígios de depredação e desrespeito com a flora e fauna local.
Animais como lagartos eram facilmente encontrados mortos, assim como, arvores frondosas tinham suas raízes queimadas incendiadas para alimentar as fogueiras que aqueciam e afastavam insetos dos acampamentos.


FUNCIONAMENTO DO PARQUE:
O Parque funciona de Quartas- feiras à Domingos, das 9h às 17h sendo que nas Segundas e Terças-feiras fica fechado para visitação.
Os ingressos podem ser adquiridos na entrada do Parque por R$ 4,55 por pessoa ou pelo telefone: 3227-6516 ou nas agências do Tudo Fácil em Poa.

REGRAS:
Algumas regras foram necessárias implantar, afim de impossibilitar os riscos de depredação ambiental no parque: 
Churrasco só podem ser feitos nas áreas determinadas e é proibido utilizar lenha do local para ascender fogo. Portanto para churrascos é necessário levar carvão de casa.
É proibido o uso de churrasqueiras portáteis assim como, pendurar qualquer objeto nas árvores.
O Camping, a pesca e a caça estão proibidos. Também não é permitido a entrada de animais de estimação.


INFRAESTRUTURA:
O Parque conta com um Centro de Atendimento, que dispõe de fotos e informações científicas sobre a região e questões ambientais. 
Possui banheiros, vestiários, chuveiros públicos, mesas e churrasqueiras. 
Os bares da Praia das Pombas e da Praia da Pedreira, nem sempre estão abertos, então deve ser levado água e lanche nos passeios.

PRAIAS ABERTAS PARA VISITAÇÃO:
Praia das Pombas, da Pedreira e parte da Praia de Fora. 
É possível realizar trilhas no local, desde que agendadas antecipadamente com os guias locais ou pelo telefone: (51.34948082)

Trilhas que podem ser feitas e o site de informações: 

Trilha da Onça 
Trilha da Fortaleza 
Trilha do Araçá 
Trilha da Visão 

Comentários

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas