Mal educação

Semana passada fui a um almoço, onde um casal levou seu filho adolescente, que parecia estar tão esfomeado, que alem de ter servido seu prato com uma quantidade muito alem doque conseguiria comer, ainda se apoderou da garrafa de refrigerante sobre a mesa, colocando-a do seu lado numa outra mesa onde havia se acomodado. Sua ansiedade era tanta que de vez em quando, ele olhava para garrafa como se estivesse se certificando de que a bebida ainda estava dentro do recipiente e que não havia sido logrado. No momento da sobremesa, que eram alguns biscoitos recheados com goiabada, ele encheu as mãos desesperadamente, sem se importar em deixar ao menos alguns para os outros convidados ali presentes.
E eu nem preciso dizer que seus pais nada perceberam!..
Conviver com crianças e principalmente adolescentes mal educados é pra mim algo desesperador e capaz de provocar em mim, sentimentos secretos de sabotagem. Eles ultrapassam todos os limite da educação em defesa de seu próprio egoísmo nas barbas dos pais, que endossam ou fingem não ver as más atitude dos filhos, como se isto fosse uma coisa normal de criança ou de adolescente que não tem a minima noção do que estão fazendo. Mas se não sabem, oque eu duvido, é por que os pais não tiveram a consciência, a paciência, ou saco de ensina-los quando era necessário. Até porque educar dá mesmo trabalho e muita gente não se compromete com outros encargos pessoais, imagina  com a educação dos filhos que pode ser bem mais complicado. 
As outras pessoas que assistiam a todas as barbáries a sua volta, faziam olhares complacentes, envergonhados, impedidos de qualquer manifestação de critica para não serem apontados como, inoportunos, intransigentes e outros adjetivos negativos contra o egoísta que sabia perfeitamente o que estava fazendo, por que só estava preocupado em levar vantagem e passar a rateira nos outros.
Eu me pergunto toda vez que vejo isto, se estes pais não se flagram, da falta de educação de seus filhos, cuja a responsabilidade são deles e lhes cabe a autoria de ensinar, de por limites, de dar o minimo de educação e de como se portar diante das pessoas? Afinal se não sabem se portar diante de outras pessoas, imaginem em sua própria casa.
Numa outra ocasião, que era um jantar, o mesmo adolescente estava acompanhado de seu irmão e pai, que foram oportunamente  os primeiros a se servirem e então colocaram mais da metade da lasanha em seus pratos. Aos que se serviram depois, sobraram apenas migalhas e ao casal que sentou à mesa por ultimo, somente arroz e salada. Foi muito constrangedor!
Bom, se o pai foi capaz de participar desta ousada corrida egoísta com seus filhos e fingir descaradamente que nada havia acontecido, devo entender que necessitam  de ajuda.

Comentários

Postagens mais visitadas