SANTO ÂNGELO A CAPITAL DAS MISSÕES

Catedral de Santo Ângelo

Eu deveria ter feito este post antes, mas só agora que a preguiça me largou é que veio a vontade de escrever sobre este passeio que fiz a algum tempo e nada registrei aqui no blog. Na verdade ainda não existia este blog.
Santo Ângelo fica localizado na região noroeste do Estado à 442 km de Porto Alegre e é também conhecida  como a capital das Missões, uma vez que faz parte dos chamados Sete Povos das Missões e suas origens remontam ao período espanhol, sendo parte dos povoados criados nos séculos 17 e 18 por padres jesuítas espanhóis nos atuais territórios daqui do sul do país, com o objetivo de evangelização e catequese. Embora tivessem como alvo a difusão da fé e a conversão religiosa dos nativos, as missões jesuíticas tornou-se como mais um instrumento do colonialismo, onde em troca do apoio político da Igreja, o Estado se responsabilizava pelo envio e manutenção dos missionários, pela construção de igrejas, além da "proteção" aos cristãos.


De Porto Alegre até Santo Ângelo a rota pode ser feita de carro, saindo de Poa, passando por Lajeado - Soledade - Carazinho - Panambi - Ijuí,  pela BR- 386.
São 4 pedágios ida e volta, com estradas em bom estado para trafegar.
Apesar de ser uma cidade do interior, Santo Ângelo é movimentada e de boa vida noturna, com bons restaurantes e hotéis para recepcionar seus visitantes. Em apenas um dia pode-se visitar todos os locais turísticos da cidade, embora o show de luzes na Ruina de São Miguel aconteça a noite, favorecendo que se durma pelo menos uma noite na cidade para assisti-lo e no dia seguinte se faça o restante dos passeios.
Oque conhecer na cidade:
A Catedral Angelopolitana:  Situada no centro da cidadena Praça Pinheiro Machado é a principal atração turística. Seu estilo é neoclássico e está localizada no mesmo lugar da igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio. Há no alto do seu pórtico, as imagens esculpidas dos 7 santos: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São João Batista, São Lourenço Mártir, São Miguel Arcanjo e Santo Ângelo Custódio, representando os 7 povos das missões.

Museu Municipal Dr. José Olavo Machado: É o principal museu da cidade, localizado no centro histórico. O prédio onde está instalado o museu foi residência do último intendente e do primeiro prefeito da cidade, onde expõe as varias etapas da historia regional, como materiais arqueológicos do período pré jesuítico e a historia atual. O Museu compartilha com seus visitantes, uma maquete da Redução de Santo Ângelo Custódio, além de desenvolver atividades e eventos que buscam maior valorização e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município. 


Museu Marechal Rondon: Localizado no 1º Batalhão de Comunicações. Através de seu acervo, o museu relata a história do mais famoso indianista do século XX e também, Patrono Nacional das Comunicações, Marechal Cândido Rondon.

Memorial Coluna Prestes


O Memorial Coluna Prestes: Localizado no prédio da antiga estação ferroviária do município, possui em seu acervo, documentos, fotos e outros matérias sobre a maior marcha revolucionaria da humanidade, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes.



Monumento ao Índio Sepé Tiaraju: A obra compreende três imagens esculpidas em pedra grés (arenito), representando a familia guarani, de autoria do escultor Olindo Donadel.
A frase "Esta Terra Tem Dono" escrita no monumento, é atribuída a Sepé Tiaraju durante a luta em defesa das reduções missioneiras.

Teatro Municipal Antônio Sepp
O Teatro Municipal Antônio Sepp, localizado junto ao monumento do Índio Sepé Tiaraju, com capacidade para 800 pessoas, é um local apropriado para shows, espetáculos teatrais, congressos, seminários e convenções, entre outros.



Sitio Arqueológico São Miguel Arcanjo: A menos de 1 hora de viagem de Santo Ângelo, pode-se visitar as Ruínas de São Miguel considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. O sítio arqueológico, trata-se do ultimo vestígio da catequização dos índios Guaranis pelos jesuítas espanhóis que criaram no local, um modelo de sociedade absolutamente organizada para os padrões da época. Durante à noite, na frente das ruínas, acontece um show de som e luzes, remontando como deveria ter sido esta sociedade organizada no século 18. De dia é possível visitar o museu de artes sacras com objetos de barro e santos de madeira produzidos pelos índios Guaranis da época, além da venda de artesanato dos atuais indígenas.
A passagem de  ônibus para visitar as ruínas, podem ser adquirida na rodoviária de Santo Ângelo por menos de R$ 10,00. 


Comentários

  1. A história está muito presente nesse local. Fantástico...

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de conhecer as ruínas na Argentina e Paraguai, mas ainda não surgiu oportunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas