Córdoba a capital da cultura das Américas.

Sempre que eu ouvia o nome Córdoba, me vinha na cabeça uma cidade espanhola, na verdade existe uma outra cidade com este nome bem aqui, na Argentina, com vasto patrimônio cultural.
Córdoba foi uma das cidades na Argentina que mais me chamou a atenção quando viajei em excursão no inicio do ano passado para o Chile, servindo de passagem no roteiro até Santiago. 
Nos instalamos num hostel por dois dias para descansarmos, conhecer a cidade e logo depois seguir -mos viagem,  em direção a Mendonça e a Cordilheira dos Andes.  Sua beleza e vida social noturna é tão intensa,  que agradou por demais o grupo da excursão, composto praticamente de jovens, afim de festas e badalações. Eu estava acompanhado de meu filho que também cedeu ao encantamento e o clima de festa na cidade de ar europeu.
Córdoba é considerada a capital da Cultura das Américas e a primeira capital oficial da Argentina, possui um centro cultural e histórico pela chegada de Jesuítas que lá se instalaram no século passado e construíram a Manzina Jesuítica, complexo religioso que ocupa um quarterão de area construida, com o objetivo de fixar sua cultura religiosa na America Latina.



A cidade é limpa e constituida de um acervo de bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos, alem de inumeras salas culturais e teatros onde são apresentados diverssos espetaculos  artisticos. Por se tratar de uma cidade universitária, a noite não poderia deixar de ser badaladíssima. Foi nesta cidade primeiramente e depois em Santiago, que percebemos o grande numero de cães  de rua dormindo em praças e esquinas de sua area central, sem  incomodar ou sentirem-se incomodados com a presença das pessoas, o que se repetiria também em Salta.


Córdoba se encontra no centro da República da Argentina. É a segunda cidade mais importante do país, possuindo mais de 1 milhão de habitantes. É uma das mais tradicionais cidades da Argentina, mas possui seu estilo próprio, misturando vida moderna ao seu passado dos tempos coloniais. Composta de universidades, shopings, Cafés, galerias, praças e igrejas antigas, lhe dão um ar peculiarmente europeu causando vontade da gente querer ficar mais uns dias, talvés semanas, meses..
Saindo de manhã cedo de Córdoba, nossa próxima parada deveria ser Mendonça, mas como estávamos correndo contra o relógio para não cruzarmos a Cordilheira dos Andes à noite, nem paramos, apenas observamos seus vastos parreirais  da janela do ônibus, que chegou no final da tarde em Santiago, capital chilena, fazendo um percurso de quase 13 horas de viagem.

Comentários

Postagens mais visitadas