Fazendo os cristais chorarem


Lembrei de um conhecido, que fazia os cristais chorarem. É verdade!.. Eu tentava imitá-lo mas nunca consegui fazer igual, por mais que tentasse. Ele segurava a taça de cristal pelo cabo, numa das mão e com um dos dedos da outra mão, esfregava ao redor da abertura da taça em movimentos circulares e numa única direção, aumentando a velocidade, o que produzia o som tão crista(lino) e tão alto, que parecia estar plugado num equipamento eletrônico. Era inacreditável.
Ele dizia, que quanto mais verdadeiro e lapidado fosse o cristal, mais bonito, alto e límpido era o som. Ele era formado em História da Arte e um conhecedor de tudo que era valioso e Chic à nível de antiguidades e peças sacras.
Chamava também a atenção pra si, por sua elegância, porte alto, pele muito branca, cabelos compridos, testa proeminente e olhos grandes de um azul muito claro. Não era um homem bonito, mas de uma presença forte e tão marcante, que aguçava a curiosidade de quem estivesse por perto. Ele se aproveitava disso para levar algumas vantagens, que nem sempre saiam à seu favor. Dizia que os preços das peças que tinha interesse podiam estar com um determinado valor, mas quando se aproximava dos negociadores, tratavam de alterar-las rapidamente preços maiores.
As mulheres ficavam alvoroçadas com a sua presença, mas não eram seu alvo de atenção. Tinha alguns namorados jovens que se atraiam por sua inteligência, sagacidade e bom gosto. Era muito convincente em seus propósitos. 
Eu e outro amigo, ríamos dele, e fazíamos algumas piadas, onde dizíamos que tinha cara e porte de um rico, por isto sempre desembolsava mais.
É engraçado como tem pessoas que tem este perfil, sem fazer esforço para isto, parece fazer parte de sua natureza, como um gene diferenciado e cuja a apreciação das pessoas os faz um ser ainda mais apreciável e livre de qualquer suspeita ou preconceito negativo. Quero dizer que sua presença por si só lhe dava credibilidade. Sempre que lembro dele, lembro também de Beatriz Segall a (Odete Roitman) e Tônia Carreiro. Alguém consegue enxerga-las em algum personagem que não seja rico e Chic? Com Nilo era assim, por onde andava fazia cristais lapidados, emitirem som.

Comentários

Postagens mais visitadas