OS PORQUINHOS DA ÍNDIA SÃO PERUANOS.

Depois de uma viagem de quatro dias dentro de um ônibus até o Peru, com as evidentes paradas para as obrigações e funções fisiológicas necessárias e agora me refiro a se "alimentar", já estávamos fartos de comer frangos. Por quase todas as cidade argentinas e chilenas que cruzamos só nos ofereciam pollo frito, pollo assado, cozido, geralmente acompanhado por batatas fritas (e nós desesperados por um arroz com feijão brasileiro). Evidente que quando chegamos  em Cusco, a procura por algo para comer, não podia ser nada que lembrasse pollo (frango), embora as opções fossem mínimas e tão mínimas que eu pedi uma porção de frango assado com outros acompanhamentos que não lembro bem o que era. Eu pensava, antes frango do que qualquer coisa estranha e que não conheço.
Claro que poderíamos ter ido para outro lugar que não fosse um restaurante e pedir um lanche qualquer que não acompanhasse frango, mas como estávamos num grupo grande e a maioria optou por ir a um restaurante, fomos em bando, até por que quando se esta num pais distante e de diferentes culturas, as pessoas parecem mais seguras em grupos, foi o que pensei.
Depois de muito circular pela cidade, optamos por um restaurante que pela apresentação parecia  ser confiavel, localizado na praça Central das Armas , o Inka Grill. O ambiente era agradável e calmo e já estávamos bebendo cerveja, quando um dos excursionistas que apelidamos de  Gato  Garfield,  resolveu alterar o seu pedido para um prato especial do cardápio. Embora a maioria, por questões de segurança optaram pelo já insuportável, porem conhecido frango, ele resolveu inovar. Pediu um tal de Cuy, que segundo ele,  era porco assado e que possivelmente deveria ser bom pelo preço cobrado, 60 sois, enquanto o prato da maioria era em torno de 20 sois, mais modesto.
Todos já haviam terminado de almoçar e nada do esperado Cuy; Até que a garçonete apareceu, depositando a iguaria diante do Garfield que espalhava com a ponta do garfo as batatas, cebolas e folhas de alface tentando descobrir que diabos era aquilo com uma anatomia de um porco, mas a o mesmo tempo muito pequeno para um. Depois de muita investigação e curiosidade, percebemos que se tratava de um porquinho da índia e que é um animal característico daquela região e utilizado como um prato regional.

Bem, eu provei o bichinho e confesso que não senti qualquer sabor que lembrasse porco. De qualquer forma o Garfield somente beliscou o prato que era mais enfeitado do que gostoso.
Perguntando ao professor Google, descobri o seguinte: "Um erro de navegação é o responsável pelo nome Porquinho-da-Índia. No século XVI, quando os navegadores espanhóis buscavam um novo caminho para as Índias, em busca de especiarias, aportaram por engano em terras sul-americanas, mais exatamente no atual Peru. Após provarem "churrascos" de um certo animal que os nativos conheciam por Cuy (e assim o chamam até hoje por causa dos seus gritinhos, semelhantes ao som emitido pelos porcos), simpatizaram com ele e adotaram-no como mascote. Voltaram para o velho continente com vários deles nas malas e um nome equivocado: Porquinho-da-Índia".

Comentários

  1. bando de morto de fome tem que comer o porquinho da índia

    ResponderExcluir
  2. Que pena.Melhor que assassem os donos de restaurante,Porquinho da Ìndia é a coisa mais mimosa que existe,não se pode fazer algo assim...

    ResponderExcluir
  3. esses idiota matam os animias so pra comer esses ordinários!deveriam matar essas pessoas q fazen isso!

    ResponderExcluir
  4. Olha só ta surgindo ai uma defensora de porquinhos da India, mas assassina de gente. Garanto que deve comer uma boa de uma galinha assada sem ter pena!
    Marta ouza

    ResponderExcluir
  5. porquinho da india é bicho de estimacao nao alimento

    ResponderExcluir
  6. no brasil tambem comem bichos parecidos como a capivara. Bichos sao pra comer e "los cuyes" sao gostosos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas