PRAIAS DE VIAMÃO.


PRAIA DA VARZINHA:
Era 26 de Setembro, um Domingo nebuloso e de sol tímido sobre a cidade, quando Carlos Stail e eu, decidimos fazer um passeio pelas praias de Viamão. Aguardei-o sair do plantão, almoçamos em sua casa e de lá partimos em  direção as praias da Velha Capital, em particular a PRAIA DA VARZINHA que eu tinha curiosidade de conhecer a poucos quilômetros de Poa. 
A Praia da Varzinha é uma praia localizada no litoral norte da Lagoa dos Patos, no município de Viamão á 65 quilômetros de Porto Alegre.
 


COMO CHEGAR:
O acesso se dá pela  Estrada de Itapuã, em frente ao Restaurante da Vó, que fica ao lado do Posto Ipiranga á uns 12 quilômetros de estrada de terra. 
Neste dia a estrada, estava um pouco judiada por não estarmos no período de veraneio, mas nos mostrou paisagens exuberantes, como planícies e morros, cuja a beleza nos chamava a atenção o tempo todo, motivo pelo qual, parávamos o carro para admirar e fotografar. 
Os vastos campos verdes, onde o gado solto pastava á beira de açudes e algumas propriedades rurais, eram dignas de fotos de cartões postais. 
No caminho tem o Alambique e Restaurante Fraga que alem de vender produtos coloniais, oferece almoço e (churrasco nos fins de semana). Embora fosse convidativo, não paramos em função do pouco tempo que tínhamos  disponível.

  
Tivemos acesso á praia pelo Camping da Varzinha - "Quiosque do Richard", que exibe uma placa na entrada com os valores dos ingressos para quem deseja passar o dia.
Motocicletas 15,00 - Carros de passeio - 30,00 e caminhões 40,00. Evidentemente como estávamos fazendo uma visita rápida ao local, o administrador do Camping não nos cobrou ingressos e ficamos observando um grupo de jovens praticando Kitesurf - um esporte aquático, que utiliza uma pipa ou papagaio e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés e a pipa presa à cintura. Sobre a água e com a impulsão do vento o esportista atinge movimentos e saltos radicais. O local é um recanto perfeito para a prática de esportes náuticos, trilheiros, um fim de semana ou mesmo uma tarde tranquila junto a natureza, como fizemos.

Praia da Varzinha

Bosque de Eucaliptos


A praia abriga uma vila de pescadores com cerca de 80 moradores fixos e com sua estrutura local simples é possível acampar em sua área de Camping, que oferece todas as condições como banheiro,  churrasqueiras e quiosques para lanches e que servem inúmeros petiscos e outros lanches tradicionais como batatas fritas e xis burguers.
Caminhamos sobre campos, plantações de eucaliptos e ainda assistimos o show de uma revoada de garças brancas à poucos metros de nós. Neste campo, que era um bosque de eucaliptos, encontramos alguns barcos ancorados. Perto da lagoa se estende ainda um braço de água ou canal, onde nos períodos de pesca as pequenas embarcações  entram e descarregam grande quantidade de peixes para o consumo e venda.
Na beira da Praia também pode se ver de longe o Pontal das Desertas, longa e estreita faixa de areia, que invade a lagoa, nas proximidades da Praia de Fora, (atualmente é proibida a visitação). Estranhamente neste dia, a água da Praia da Varzinha estava escura.

PRAIA BONITA:
Nos despedimos desta praia e decidimos visitar a Praia Bonita, mais conhecida por seus moradores e frequentadores, como Praia dos Passarinhos, nos arredores da Vila de Itapuã. O acesso à praia é por uma rua estreita de terra, na margem direita da estrada de Itapuã  em direção à reserva. Na esquina da rua existe uma pequena placa de indicação, feito à mão - num pedaço de madeira, que somente insinua a existência da praia, pois está escrito meio apagado apenas  a palavra"praia". A Praia Bonita ou dos Passarinhos é dotada de extrema beleza e por causa desses dias de chuva o nível da lagoa subiu, deixando-a mais bonita que o habitual, mostrando traços, sombras e nuances magicas sobre a superfície da água.
Esta foto é uma das mais bonitas da minha galeria. Tenho muito orgulho de tê-la feito!

Praia Bonita

Possui algumas peculiaridades como a escultura de uma árvore formada por galhos secos e sapatos velhos,  abandonados por visitantes na beira da praia, que apesar de parecer com uma estética bem humorada, também serve de alerta para a preservação e respeito ao meio ambiente. Dizem que a tal escultura com a frase "Erráticos passos do ser humano", já está por lá a bastante tempo, sem nunca ter sido depredada.

Escultura feita de sapatos na Praia Bonita

Além desta escultura, existem outras como um veículo feito de tronco de árvores velhas e pneus de caminhão pintado de azul e  preso na areia, um chifre gigante escrito sogra, uma bandeira pirata preta com uma caveira branca pintada no centro, um cata-ventos e um pequeno avião, cada um desses objetos presos num mastro e com uma frase bem humorada, do qual fiquei curioso por saber quem foi o responsável por aquelas criações.

A praia é pequena e possui um gramado verde que chega até a beira da água. Nesta tarde dois belos cavalos pastavam e um grupo de pessoas sentados em cadeiras de praia, apreciavam a tranquilidade e beleza do lugar.

PRAIA DE ITAPUÃ:
A tarde estava se indo e ansiosos por apreciar ainda mais a natureza, resolvemos fazer uma visita também à vila de Itapuã, onde fotografamos  a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, o Parque Náutico e a beira da praia quase deserta de frequentadores naquela hora. Sentamos numa das mesas de um bar que estava fechado e tomamos um café que levamos de casa.  Aos poucos sentimos que o vento e o frio se fazia mais forte, nos dando a entender que estava na hora de voltar pra casa. Antes de entrar no carro, passamos num estabelecimento que parecia ser um tipo de terminal de informações turísticas onde um jovem nos deu algumas informações preciosas sobre alguns roteiros ecológicos no local como:

Passeio de barco ao Farol de Itapuã e Laguna dos Patos:
Duração: 2:30 a 3h. Saída de Itapuã.
Preço: 25,00 por pessoa. De 0 à 6 anos não pagam. 
6 à 12 anos pagam 1/2 ingresso.

Itapuã, um lugar mágico:
Duração 10h. Saída de Porto Alegre.

Itapuã à luz do luar:
Nas noites de lua cheia, transporte,navegação e confraternização a bordo.
Duração: 6h. Saída de Porto Alegre.
Pescaria Esportiva: Barco Cabinado.
Duração 8h. Max. 8 pessoas.
Para maiores informações: Site.

COMO CHEGAR:
A distância de Porto Alegre a o centro de Itapuã é 45km.
O caminho mais curto: Centro de PoA, Av. Oscar Pereira no bairro Glória, Estrada Costa Gama (entre os bairros Belem Velho e Restinga), Edgar Pires de Castro (bairro Lageado), passa a rótula e entrada para o Lami, Avipal, Posto de Gasolina, Marina, Itapuã.


Igreja N.Senhora dos Navegantes

Marina de Itapuã

Praia de Itapuã

Itapuã é um distrito de Viamão, que não possui condições econômicas para manter e investir em implementações maiores no setor turístico. Embora o Parque esteja sob o domínio administrativo do governo estadual, neste complexo jogo de administrações e de responsabilidades a sociedade às vezes é quem acaba perdendo por falta de informações da disponibilidade de lazer tão perto da capital.
Até o próximo passeio!

Comentários

  1. Parabéns Luis Fonte! Estava pensando em ir lá, mas não sabia como fazer.
    Agora já tenho informações para chegar lá e desfrutar as paisagens.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a reportagem, graças a suas explicações vou conhecer esse lugar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode fazer seu comentário clicando sobre o título da postagem onde será direcionado para Conversa Fiada, com espaço para a publicação da sua opinião. Ela será acolhida com atenção e carinho e sempre que possível respondidas.

Postagens mais visitadas