ALTO HOSPÍCIO - CHILE

Da janela do ônibus em movimento, eu admirava toda aquela paisagem árida e vazia nas proximidades de Iquique. 
Quando o ônibus parou, dando passagem para uma locomotiva que vinha do nada em nossa direção, sobre um mar de areia e cruzando para outro lado do nada, eu ouvi alguém dizer, que existia por ali uma linha de trem do Chile para a Bolívia. Seria esta linha? -pensei com meus botões. Talvez não; me parecia mais um trem de transporte de cargas se deslocando "não sei de onde,  não sei pra onde..". Mais adiante uma placa meio apagada sinalizava para uma estrada de terra íngreme na direção de mais um outro nada com construções distantes sob o reflexo do sol nas montanhas distantes, onde eu li numa placa empoeirada: "El acceso a la Alto Hospício". O que seria aquilo, a indicação de alguma casa de doentes mentais, sobre uma ampla planice desértica, esquecida, isolada do resto do mundo?
Assim que pude fui consultar o sr. Google eu descobri: Alto Hospício é uma localidade da cidade portuária de Iquique e acreditem, concentrando hoje mais de 80.000 habitantes. Alto Hospício nasceu e cresceu à sombra de Iquique, sendo hoje uma grande cidade.

Conta a historia que trabalhadores que deslocavam-se das minas de Huantajaya à 30 km de Iquique, muitas vezes montados em mulas ou à pé, transportando minério de prata em mochilas de couro, aproveitavam-se deste lugar para descansarem e a seguir retomarem seu caminho, seguindo viagem. Alto Hospício passou a ser conhecido como um local de descanso destes trabalhadores que também faziam "Jornadas Interiores", (razão do nome alto hospício). Com o desenvolvimento econômico de Iquique nos anos noventa e consequente aumento populacional da metrópole, os trabalhadores começaram a se transferirem e fazer da localidade, uma cidade dormitório com aumento significativo de sua demografia. Alto Hospício, a partir de um pequeno grupo de casas e vilas que não excedia 2.000 habitantes no início dos anos noventa, passou para uma cidade enorme com milhares de habitantes. Com o crescimento, Alto Hospício passou a registrar altos índices de marginalidade e violência local. Tornou-se município em meados de Abril de 2004, quando aprovou uma lei separando-se de Iquique e tornando-se município.

Até a próxima viagem!



Comentários

Postagens mais visitadas