Aguas Calientes

Depois é que eu entendi o Ton ter me dito com seu jeito meio tímido, que sentiu medo ao chegar na janela do quarto, do albergue em Águas Calientes, na noite que antecedia nossa subida à Macchu Picchu. Havia uma montanha tão grande diante de nossos olhos que dava a impressão de que  a superfície da terra se estendia do chão até onde nossa visão não podia mais alcançar e a sensação maior era de que não existia céu, mas uma continuidade imensa de chão se desdobrando diante de nós até o infinito em formações montanhosas. Era temerosamente surreal a natureza impondo sua grandeza implacável e suntuosa sobre nós mortais.
Águas Calientes é uma pequena cidade, com jeito de povoado, cercada de grandes montanhas e margeada pelo Rio Vilcanota onde se ouve o tempo todo o ruído de suas águas. 



Nas poucas ruas existentes, ficam as pousadas, os albergues, os bares, os restaurantes e todos os variados serviços utilizados pelos viajantes que visitam Machu Picchu. Suas ruas são estreitas e íngremes, centralizando-se numa pequena praça com a estatua de Pachacutec e uma pequena igreja. Seu nome se deve a existência no local de uma fonte de águas quentes que pode ser desfrutada pelos visitantes na parte alta da cidade. Estas piscinas termais são ao ar livre e podem ser encontradas a 15 minutos fora da cidade (seguindo a rua principal, à direita da praça até a colina), e os custos US$ 3 para usar. Existem vestiários, chuveiros, sala de bagagens e um pequeno café que vendem lanches, refrigerantes e cerveja.



Para chegar à cidade só existem duas possibilidades: de trem saindo de Cusco em uma viagem de aproximadamente 4 horas ou caminhando em trilhas exaustivas por alguns dias. Nós optamos por uma terceira: Saímos de Cusco de micro ônibus, passeando pelas fabulosas montanhas e penhascos até a estação de trem nas proximidades de Ollantaytambo  e depois até Águas Calientes (que só se chega de trem), onde  dormimos num albergue (o melhor de toda a viagem) para que na manhã seguinte subíssemos a velha montanha. Águas Calientes é uma cidade de singular beleza situada num vale de floresta tropical aos pés da Cidade Inca (450 m abaixo) e que passear por suas ruas, usufruir de sua beleza, bares e restaurantes, já é um presente.







A região onde situa-se Águas Calientes é cercada por uma floresta tropical, com montanhas cobertas de florestas, que pela manhã seus visitantes despertam com uma espécie de neblina onde esconde vales e recantos com ar de paraíso perdido.
É na área central e mais alta da cidade que se adquiri passagens em Vans, que levam até a porta de entrada de Machu Picchu, além da opção de fazer o caminho a pé pela montanha vizinha.

Comentários

Postagens mais visitadas