DESFAZENDO TABUS

Hoje pela manhã, fui fazer meu passaporte do qual fiquei surpreso com a simplicidade e rapidez com que foi feito. Os dias são outros e eu pensei que a coisa toda fosse mais complicada do que realmente foi. Ficava imaginando que teria de ficar numa sala fechada com algum funcionário da Policia Federal com cara de desconfiança me fazendo perguntas pessoais do tipo: Usa drogas?... Já esteve envolvido com alguma coisa ilícita que não seja drogas?... Qual a cor da sua cueca?.. Pinta o cabelo?.. Tua mãe te amamentou quando eras bebe?... Em que escola estudou?... Quais foram suas melhores e piores notas na escola?... e depois de terminada a entrevista e torcer para que liberem o documento e a o invés disto, receber um sonoro NÃO! 
Meu Deus, como a gente cria histórias infundadas na nossa cabeça da qual levamos tempo para desmistifica-las, historias ridículas que tiramos não sei de onde e transformamos em tabus!.. Bom, mas todo o pesadelo acabou quando me vi sentado numa sala com pessoas normais , sorrindo, falando de coisas normais e aguardando a hora de serem atendidas. Fui chamado na hora marcada, 9h.45min. e resolvi tudo em menos de trinta minutos com uma jovem atendente alegre e prestativa. Dei andamento no passaporte na semana passada através do site oficial da Policia Federal, http://www.dpf.gov.br/ onde é possível fazer todo o cadastramento e agendamento para o dia e hora que se tem disponibilidade. Tem varias opções de datas e horários. No mesmo site, seguindo passo à passo é gerado uma guia de recolhimento (GRU) com uma taxa de R$148,00 que deve ser pago no banco e depois apresentada com os documentos solicitados na Policia Federal. No dia e hora agendados a coisa é tão simples com fazer uma carteira de identidade. 
Tiram a foto na hora e copiam as impressões digitais de todos os dedos. Em torno de 10 dias estará tudo pronto e é só ir busca-lo apresentando o documento de identidade, sem qualquer tortura física ou emocional, num prazo de até 90 dias!

Comentários

Postagens mais visitadas