VELHO VAN GOGH DE GUERRA


Quando atendi o telefone ontem à noite, o convite veio rápido e sem que eu pensasse muito no dia talvez impróprio na semana, frio, cansaço, pouca disposição, etc.: 
_Estamos aqui no Van Gogh, numa mesa onde o violão é quem comanda o espetáculo, vem, pega um casaco e vem! Então, me arrisquei com coragem! O Van Gogh me pareceu o mesmo de alguns anos atrás, com a mesma arquitetura e decoração de antes, mesas e cadeiras de madeira escura com algumas gravuras antigas penduradas na parede e garçons com roupas preta e camisa branca parecendo pinguins. 

O diferencial ficou por conta de seus frequentadores que não são mais os mesmo que circulavam como nos velhos tempos entre os bares da Republica e João Alfredo e que no final da noite iam a procura de um lugar mais tranquilo para a famosa saideira com uma sopinha de capelétti de frango para aquecerem a alma. Quero dizer que tudo continua o mesmo, apenas os frequentadores mudaram. A casa não estava cheia, e na mesa onde me acomodei com alguns amigos, já havia resquícios da conhecida sopa servida. Três músicos sentados à mesa, (violão, tamborim e chocalho) dividiam espaço entre si para tocarem musicas de compositores gaúchos como: Lupicínio Rodrigues, Hermes Aquino, Nelson Coelho de Castro e outros
Bom, o Van Gogh continua sendo aquele velho bar de passagem, do final do agito nas noites Porto-alegrense, com aquele mesmo aspecto descompromissado com as decorações modernas, mas que continua atraindo seus antigos e novos frequentadores por conta da sua velha historia  e roupagem, como um diferencial, simples e sem modismos, apenas o velho Van Gogh de guerra!

Comentários

Postagens mais visitadas