Preconceito

Agora, as 4 horas da manhã, perdi o sono e lembrei-me de dona Judithe de 95 anos que desmaiou em sua casa e então fui chamado para atende-la. Sua idade era conferida pelos cabelos brancos e ralinhos eo rosto enrugado. Me surpreendi de perceber na minha chegada, seu medo da morte. Agarrava-se nos braços da filha de 60 anos e da empregada gritando para que não a deixassem morrer pois ainda era muito cedo. Embora não corresse no momento qualquer risco de morrer, seu pânico em pensar sobre esta possibilidade a deixava tão assustada quanto fora da razão. Depois de deixa-la num hospital, ainda aos prantos, para consulta e liberar-me para outros atendimentos, fiquei pensando na surpresa que me causou ter visto aquela cena de pavor da morte, em se tratando de uma pessoa tão idosa quanto ela. Também questionei meus conceitos naquele momento e percebi estar tendo pensamentos e atitudes discriminatórias por achar incomum numa idade como a dela ter medo de morrer, como se nesta idade devesse estar preparada para oque um dia será inevitável. Talvés eu pensasse que os velhos devessem esperar a morte com resignação e coragem dos que já viveram muito... Talvés eu não soubesse de nada... Talvés tudo aquilo fosse uma aula de revisão de atitudes, talvés fosse minha oportunidade de aprender um pouco mais sobre a vida e que não importa a idade, não estamos preparados para enfrentar a morte até ela acontecer.

Comentários

Postagens mais visitadas