Vinculos do passado

Atendi hoje pela manhã uma senhora negra de setenta e nove anos, que se queixava entre tantas outras de dor no peito. Enquanto eu a examina e verificava seus sinais vitais, observava atentamente sua expressão de inocência, sob os cabelos brancos, sua delicadeza de gestos, fragilidade e meiguise.
Observei também sua casa simples enfeitada com guardanapos de crochê, cortinas de bambu e folhagem vistosas no canto da sala.
Uma foto na parede, mostrava seu rosto jovem e sem rugas, expressão de alegria e orgulho na flor de seus vinte e cinco anos. Quando perguntei se a foto era dela, me respondeu angustiada:
-Sim era eu, quando era gente!
-Mas a senhora ainda é gente!- Respondi prontamente.
-Minha familia, sempre foi assim nota vinte, bonita!- Me falou orgulhosa enquanto passava o pente em seus cabelos desalinhados. Depois apoiou-se em meu braço e seguiu até rua para que eu a conduzisse até a ambulância. Não sei por que tudo me parecia tão familiar. Seu rosto, sua casa, seus pertences, que fiquei a procura de vínculos perdidos em suas palavras, nas paredes de sua casa manchadas de mofo, seus bibelôs antigos
, seus objetos e vontade de qualquer dia visita-la como um simples amigo.

Comentários

Postagens mais visitadas